quarta-feira, 21 de setembro de 2016

GOOGLE TRIPS



Google invadindo (e facilitando) nossa vida mais uma vez

 


Recentemente o gigante Google lançou mais uma dessas ferramentas que, sem que você perceba, organiza dados no seu celular, ou melhor, na sua vida, consolidando informações e te entregando algo pronto que a princípio você odeia, porque acha muito invasivo, mas depois adora, tamanha a praticidade. 

Trata-se do Google Trips, um aplicativo que busca informações na sua conta Google, e as organiza de forma a customizar suas viagens.

Se confirmações de passagens foram enviadas para seu email, o aplicativo começa por ali a customização. Se não há passagens, mas há reservas de hotéis, segue também pra customização. Inclusive há, no aplicativo, um item específico para a organização dessas reservas: o Reservations, que inclui também aluguel de carro que você porventura tenha agendado.

E se na sua viagem tem alguma cidade que o app não identificou, por não haver nenhuma reserva no seu email, você pode incluí-la manualmente.
Interface inicial do app 
As funcionalidades do aplicativo, embora possuam um tronco comum, acabam por variar de acordo com a cidade, algumas possuem uma gama maior de opções do que outras. Para algumas é oferecida, por exemplo, a ferramenta Day Plans, que sugere o que fazer em cada dia da estadia ali, mas também permite que você vá inserindo suas escolhas de forma a montar seu próprio roteiro diário.


Na primeira tela, o Day Plans sugere um roteiro fechado para um dia, mas se você clicar na sinalzinho " + " no canto inferior direito, você vai para a segunda tela, com um mapa e várias atrações pra você mesmo montar seu roteiro de um dia, marcando aquilo que irá visitar




Uma outra funcionalidade é o Need to Know, que elenca informações sobre como chegar do aeroporto ao centro da cidade, sobre a moeda local, sobre o que fazer em caso de emergência. Se você estiver com uma conexão de internet ativa, o app também mostra informações em tempo real e paralelamente dá sugestões sobre o que fazer: A previsão para hoje é de chuva, então dê preferência para atividades que não sejam ao ar livre, vá ao museu, por exemplo.


Para agradar aos gordinhos de plantão, a funcionalidade Food & Drink dá uma visão ampla da culinária local (sobre Roma, você lê no aplicativo: “uma das melhores cidades para se comer em todo o mundo” – assino embaixo, Google Trips hehe inclusive tem um post sobre isso aqui); informa o que é típico do local (tipo currywurst em Berlim, feijoada no Rio de Janeiro) e mostra várias opções de restaurantes e casas noturnas.
 

A visão "Google" sobre comer no Rio. O "top spots" mostra uma vasta gama de restaurantes da cidade.


O grande tchan do aplicativo fica por conta do Things to Do, um menu com infinitas possibilidades, a depender da cidade a ser visitada e de quanto tempo dura a estadia. Uma dessas possibilidades, ou melhor, funcionalidades, é o Top Spots, ou “principais pontos”, onde você acessa uma lista com as principais atrações da cidade. O primeiro Top Spot de Belém do Pará, por exemplo, é o Mercado Ver-o-Peso, enquanto do Rio de Janeiro é o Cristo Redentor; o de Berlim, Portão de Brandemburgo e o de Lisboa, a Torre de Belém. Além de sugerir os locais, o app também mostra mapa, telefone de contato, horário de funcionamento, etc., e também um resumo das avaliações de visitantes recentes.


 
O Top spot de Lisboa. Selecionando a Torre de Belém, você visualiza endereço, contato, site, avaliação dos últimos visitantes, etc. 


Algumas atrações constituem um item a parte dentro do Things to Do. O Muro de Berlim, por exemplo, não entra no Top Spots, mas é apresentado como um item único que, quando acessado, mostra tudo o que pode ser conferido no Muro e ao redor dele.

Na verdade, o Things to Do funciona como vários guias que têm diferentes focos: um guia de atividades para crianças, outro pra museus, outro só de compras, outro para atividades noturnas, etc. Há inclusive sugestões de locais para públicos alvo específicos, como boates LGBT.



Dentro do Things to do de Berlim, você vai encontrar a aba Berlin Wall


Visitadas as atrações, elas podem ser favoritadas, ou melhor, salvas para posterior consulta no Saved Places (que dá pra ver lá em cima, na primeira tela).


Aliás, importante dizer: Todo o conteúdo consultado pode ser baixado pra visualização off line, para o caso de você estar em outro país e preferir não comprar um chip, ou mesmo se você não estiver afim de ficar gastando o pacote de dados aqui mesmo.

Vale lembrar que para o app acessar seu email e buscar as informações que serão automatizadas, você precisa configurá-lo para isso, conforme sinalizado na imagem seguinte:




Em suma, o app é realmente uma mão na roda para o planejamento de viagens, sobretudo pra quem não tem a menor paciência pra pesquisar sobre destinos... um ótimo instrumento para os preguiçosos de plantão!

E se você está se perguntando se esses prints aí são de viagens que estou pra fazer, não, não são de viagens futuras, mas sim passadas! Pois é, o app buscou informações acerca de viagens que existem na minha conta Google, sistematizando-as e apresentando-as em uma interface bem amigável.

Então, vale dizer: Se você é daqueles que tem preocupações sobre privacidade e sobre o quanto o Google vai xeretar sua vida e vigiar seus passos, melhor nem baixar, porque você vai realmente se assustar com todas as informações que serão apresentadas!

O lançamento oficial do app é bem recente (19/09/2016), então tem muito a evoluir e incorporar. Alguns apontamentos que eu faria:

- Por enquanto só está disponível em inglês.

- O app buscou no meu email grande parte das viagens que já fiz, mas deixou de identificar várias outras lá mencionadas.

- A visão geral sobre culinária local só é mostrada para cidades mais famosas.

- O Need to Know também não está disponível para todas as cidades. 

Essas são algumas das deficiências que notei, mas do jeito que conhecemos o Google, não tardarão em ser sanadas, né?


Pra terminar, o vídeo de divulgação do aplicativo:





E aí, já baixou o app? Está utilizando em viagem? Acha que ele substitui um guia impresso? O que está achando? Compartilhe sua opinião nos comentários!!!!

Abraços, e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário